Museu da Electricidade - uma experiência (Testemunho #1)

"A antiga Central Tejo, primeira central termoelétrica a fornecer energia elétrica à cidade de Lisboa, situada à beira Tejo em Belém, alberga hoje em dia o Museu da Eletricidade, propriedade da Fundação EDP.

Foi neste local, inserido no PEJAME 10, que realizei o estágio durante o primeiro semestre (num total máximo de 1 ano) do meu 4º ano do curso MIEEA.

O estágio consistiu em realizar visitas guiadas ao Museu – enquanto guias, participar em projectos de oficina – produzindo protótipos de centrais elétricas (central de costa, como a do Pico, e central de alto mar), fornecer assistência ao dia a dia no Museu, para além de alguns projetos extra-Museu.

A duração do estágio incluiu 3 semanas de formação, onde engenheiros, técnicos e outros responsáveis do Museu nos fornecem a informação toda necessária para um bom desempenho enquanto comunicadores da instituição. Foram leccionados vários conceitos técnicos e científicos (eletromagnetismo, circuitos, máquinas elétricas, caldeiras, vários conceitos de física e química) relacionados a uma central termoeléctrica e a um Museu.

Parece muito? Nem por isso, por tudo isto fomos ainda (mais) recompensados – monetariamente falando – sendo este um dos muitos fortes deste estágio.

Este estágio serviu para consolidar conhecimentos de licenciatura e contribui para um enriquecimento intelectual, favorecendo a entrada no Mestrado. O estágio é um verdadeiro complemento ao nosso curso. Com força e dedicação tudo se conjuga e no final é bastante compensatório.

Não poderia falar do PEJAME sem falar dos “faíscas”, os estagiários e/ou guias, o grupo de alunos que participa neste estágio. Tive a grande sorte de ficar inserido num grupo impecável: dinâmico, interessante, extrovertido e, acima de tudo, animado! Todo o ambiente de trabalho é energético, agradável e muito familiar. Para além disso, o Museu é localizado num sítio onde as nossas “baterias” são facilmente carregadas!

Se pudesse teria, sem a menor dúvida, continuado. Aconselho a todos este (grandioso) estágio, há poucos (nenhum) como este!

Boa sorte a todos os futuros “faíscas”, aproveitem! Abraço!
João Siopa - antigo guia do PEJAME"

==> Testemunho #2 <==

Sem comentários:

Enviar um comentário